Meditação – Como meditar corretamente – Passo a passo

Você conhece os benefícios da meditação?

E se eu te disser que meditar, nem que seja durante alguns poucos minutos por dia, estimula o seu sistema imunológico e te transforma em uma pessoa mais calma e feliz?

Se você – assim como a maioria das pessoas – não acredita nisso, leia este post com atenção até o final e você descobrirá como meditar corretamente pode transformar a sua vida definitivamente.

Em um experimento científico, o professor universitário Jon Kabat-Zinn, da University of Massachusetts, documentou as frequências cerebrais de trabalhadores sob pressão de uma grande empresa de tecnologia.

Os funcionários foram divididos em dois grupos: 24 pessoas foram orientadas a aprender e praticar meditação durante 8 semanas.; enquanto que as outras 16 pessoas – grupo de controle – apenas seguiram suas vidas como de costume.

A partir daí, a atividade eletromagnética do cérebro de todos os participantes foram analisadas antes e depois de  meditar.

Quatro meses depois, o grupo de cientistas constatou que os participantes que meditavam apresentaram alterações significativas no lóbulo frontal esquerdo, e uma redução substancial na atividade da amígdala – a parte do cérebro responsável pelo medo e emoções afins.

Trocando em miúdos, eles estavam fisiologicamente mais calmos e felizes.

Isto não é simplesmente inacreditável?

Agora, o que é mais incrível: a meditação tem muitos outros benefícios cientificamente comprovada. Além de reduzir o estresse, a ansiedade e depressão, a meditação reduz também dores e mesmo inflamações.

E tem mais! Eileen Luders, cientista da Universidade de Los Angeles, fez uma descoberta ainda mais fantástico: a meditação altera a estrutura física do cérebro!

Isto é, há um aumento do cérebro em áreas relacionadas a atenção, regulação emocional e flexibilidade mental.

Porém, antes de você começar a dar desculpas para explicar o porquê você não está meditando diariamente, vamos  esclarecer alguns dos mitos mais comuns:

1 – Não é necessário praticar por várias horas. Na realidade, curtos espaços de tempo já são o suficiente. Ou seja, se você tem 5 minutos para ler este post, então significa que você, com certeza, tem tempo para praticar meditação.

2 – Não precisa usar mantras como “Oooooohm”. É totalmente opcional. Caso isso te ajude a se concentrar, sinta-se livre para fazê-lo.

3 – Esqueça a posição de lótus. Você pode meditar no sofá da sala mesmo. Só tente não deitar ou você pode acabar dormindo.

4 – Não é necessário limpar sua mente e não pensar em nada. O que você precisa fazer, de fato, é se concentrar nos seus sentidos e no momento presente. Você precisa focar sua consciência no agora. Kabat-Zinn resumiu a técnica: “parar e estar presente, isso é tudo”. Tão simples quanto isso.

Agora, se você é um total iniciante, existem cinco passos que, se seguidos corretamente, facilitam o processo:

1 – Ache um lugar tranquilo e, de preferência, sem distrações.

2 – Sente-se de maneira confortável.

3 – Para começar, concentre sua atenção na sua respiração. Atente-se aos movimentos de inspirar e expirar. Isso traz sua atenção para o momento presente.

4 – De olhos fechados, apenas sinta e ouça o que está ao seu redor. Deixe os seus sentidos abertos, e sinta o momento e as sensações. Permita que sua mente flua e observe o agora.

5 – Faça isso diariamente por no mínimo 5 minutos.

É isso! Você acaba de aprender a meditação mindfulness, também conhecida como atenção plena.

Agora, faça o teste você mesmo e usufrua dos benefícios!

Caso você tenha aprendido algo de valor com esse post, ajude a espalhar esse conhecimento. Compartilhe!

No fim, esse é um dos melhores tratamentos do humanidade: é de graça e ainda auxilia no tratamento de estresse, ansiedade, depressão e várias outras condições. Medite diariamente e expanda a sua mente para um mundo melhor.