A estratégia vital para o crescimento dos seus negócios

Fala, pessoal, tudo bem?

Este post aqui é sobre uma super estratégia que conheci faz algum tempo. De quando o Erico Rocha estava em um projeto de postar um vídeo por dia no canal dele. Espero que gostem tanto quanto eu gostei!

Os pilares do crescimento

Dentre os vários pilares que sustentam o crescimento de negócios digitais no longo prazo, a gente sabe que o marketing e as vendas são os dois pilares principais. Porém, existe um outro pilar que muitas vezes é negligenciado, é uma outra coisa que você deve focar pra você crescer muito a sua empresa.

Esse pilar é o produto!

O produto é uma parte super importante do negócio. Aliás, sem produto, não existem negócios. Porém, em se tratando de crescimento, muitas empresas focam apenas em marketing e vendas. Por exemplo, no mundo dos negócios digitais:

Você tem que ter uma audiência gigante? Tem.

Você tem que saber vender? Tem. Inclusive venda talvez seja a habilidade primordial. Porque sem venda uma empresa não se sustenta.

Produto

Entretanto, no longo prazo, o produto segura tudo. Ele segura hater, ele segura pirataria. Por mais que tenha hater, por mais que as pessoas falem isso ou aquilo, no longo prazo, se o seu produto for muito, muito, muito bom, ele vai segurar e você vai se sobressair a todo o resto.

Nós temos o exemplo da Apple. Eles lançam o iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6, 6s, 7… E mais: quando eles lançam o iPhone 6, eles já estão trabalhando no iPhone 7 lá dentro.

As maiores empresas, quando estão lançando um negócio, já tem equipes já trabalhando no próximo que vai ser lançado no ano que vem, por exemplo.

Por isso, quem não está ativamente trabalhando no seu produto, em melhorar cada vez mais o produto, está ficando para trás. Porque é isso que vai dar base para o verdadeiro crescimento do seu negócio.

Voltando à Apple e ao seu crescimento absurdo: a Apple tem hater, tem gente que odeia a Apple. Mas não tem como as pessoas falarem que o iPhone é ruim. Porque não tem. Não tem como.

No final das contas, a pergunta que vai ser feita é: esse produto é bom ou é ruim? É isso. E é essa resposta positiva que vai segurar pra sempre o seu negócio.

A estratégia

Muitos empreendedores, principalmente empreendedores digitais, focam muito só no marketing e esquecem o produto.

Então, em termos práticos, a estratégia que você pode adotar para não cair nesse erro é: crie equipes que estejam constantemente trabalhando na melhoria do produto.

É essencial que o seu produto esteja em constante evolução!

E se você não tem possibilidade de designar uma equipe específica para isso, coloque isso no seu próprio radar. Trace um plano de ação de forma que você sempre revisite o seu produto e procure formas de melhorá-lo periodicamente.