O que acontece quando Bruce Dickinson resolve dar dicas de empreendedorismo em uma das edições da Campus Party? Além da música, o vocalista do Iron Maiden também é piloto de avião, dono de uma empresa de manutenção e aeronaves, investidor e alucinado por novas ideias.
Valor e relacionamento
Dando exemplos de sua trajetória pessoal e da carreira no mundo da musica, ele enfatizou a importância de criar valor em um negocio. Isto porque o astro acredita que, em seguida, seja possível vender não um produto ou serviço, mas sim, relacionamento.
“Quando a gente faz um novo álbum do Iron Maiden, quanto você acha que ganhamos com ele, vendendo-o, cobrando por download? Essa não é a questão. Não é desse jeito que fazemos música. Isso é um problema? Não para nós, de maneira alguma! Porque nós estamos aumentando nosso publico em 20% na América do Sul a cada vez que fazemos uma tour! Isso não seria possível se não tivéssemos fazendo uma música nova. Precisamos criar novas músicas, amamos fazer isso, é a razão de termos começado nesse negócio, mas sem isso somos um produto vazio, uma prateleira vazia.”
Ideias e criatividade
Dickinson estimulou o público a sempre pensar fora da caixa e deu a dica:
“Sempre anote as ideias quando for picado pelo mosquito da criatividade.
Em algum momento dessa semana, uma grande ideia, ou talvez mais de uma, em algum lugar, o que eu chamo de ‘mosquito da criatividade’ vai picar alguém e essa pessoa vai sair daqui pensando ‘essa é uma ótima ideia, preciso encontrar alguém que concorde comigo para sairmos juntos desenvolvendo isso’.
As universidades estão cheias de pessoas saindo com pedaços de papel debaixo do braço. Elas tem conhecimento, mas sem imaginação, isso não é nada. Imaginação e paixão são tudo porque com imaginação você pode olhar pra lua e pensar ‘um dia nós iremos para a Lua, eu posso imaginar isso'”.
Produtos e negócios
Para completar e exemplificar os pensamentos que saem da cabeça dele, Dickinson contou a história da Trooper, a cerveja criada pelo Iron Maiden. Inicialmente, eles a criaram pensando nos fãs da banda, porém depois ela ganhou o mundo graças ao seu sabor único.
“Nós poderíamos pegar uma cerveja já pronta e só colocar o rótulo. Não! Nós vamos desenvolver nossa própria bebida com uma cervejaria, porque é isso que fazemos. Seria mais barato só colocar o rótulo, mas nós desenvolvemos a Trooper.
Hoje, já vendemos mais de 4 milhões de cervejas em todo o mundo e somos a marca número 2 na Suécia!
Quantas vezes você ouve um CD? Muitas vezes. Quantos copos de cerveja você pode beber? Muito mais do que o número de vezes que ouve um CD. E não é só isso, você precisa comprar a cerveja todas as vezes. E você não pode deixá-la! Que ótimo negócio para entrar de cabeça!
Então, espero que isso tenha dado a vocês um insight sobre a maneira que meu cérebro estranho funciona e a maneira como todos os nossos estranhos cérebros funcionam.”