Hoje me deparei com uma pergunta muito interessante, ótima para iniciar este post:
“Estar comprometido 100% com meu sucesso é deixar todas as outras áreas da minha vida – sejam elas espirituais, família, lazer – de lado, e me voltar apenas para a questão profissional e financeira?”
Essa pergunta é legal porque muitas vezes as pessoas realmente confundem isso. A questão de você se comprometer 100%, com você comprometer 100% do seu tempo… A resposta é não. E sabe por quê?
Porque o que você deve se comprometer 100% em todas as áreas da sua vida. Não apenas para sua área profissional ou sua área financeira.
Isso porque o sucesso, o verdadeiro sucesso, precisa englobar todas as áreas da sua vida. Ou pelo menos as áreas mais importantes da sua vida.
Não adianta você só ter sucesso financeiro e deixar de lado todas as outras. Não ser uma mãe ou um pai que está acompanhando o crescimento dos seus filhos. Não ser uma pessoa que cuida da sua saúde. Não ser uma pessoa que cultiva seus relacionamentos. Porque lá na frente essa conta vai chegar e você vai perceber que de nada adiantou só ter focado no profissional, só ter focado no sucesso financeiro.
Então, para você alcançar o verdadeiro sucesso, você tem que se dedicar a todas essas áreas.
Mas onde que entra o 100% de comprometimento?
No momento em que você tiver que trabalhar, você tem que se dedicar 100% a aquilo. Você tem que focar toda sua proatividade, todos os seus esforços… Deixar de lado todas aquelas coisas que te fazem procrastinar: ficar muito tempo em redes sociais, batendo papo, ou fazendo qualquer atividade que você sabe que não está te dando resultado.
A partir do instante que você chega em casa, ou seja, um momento em que você está mais perto da sua família, é focar 100% nesse momento. E não simplesmente se jogar no sofá, pegar o celular e acessar todas as redes sociais do mundo. Ou ficar só assistindo televisão, deixando tudo isso aí de lado – principalmente quando você já passou praticamente todo seu dia fora de casa.
Outra situação: 0 momento que você separou para você, que você reservou para se exercitar, por exemplo, é ir lá e fazer todo seu programa, tudo o que você tem que fazer. E não ficar naquela preguiça, ficar pensando se vai ou se não vai…
Independente do que for, se você tiver que fazer algo, se você dedicou um tempo para fazer aquilo, você tem que ir lá e fazer. Essa que é a questão da dedicação, dos 100%. Você precisa esquecer todo o resto e se comprometer 100% a fazer uma determinada atividade.
Se agora é horário de trabalho, então é trabalho. Eu vou lá, vou fazer e vou dar o meu melhor. Se agora é hora de ficar com meus filhos, de sair com meus amigos, hora de ficar um tempo de qualidade com meu cônjuge, eu vou fazer só isso. Vou me dedicar, vou fazer o meu melhor, vou me esforçar. Por mais que eu esteja cansado, por mais que eu esteja estressado, vou me esforçar para fazer o meu melhor. Na hora de me exercitar, ou vou fazer o meu melhor. Isso é o que é o compromisso. Isso que é o verdadeiro compromisso.
Quando você tiver que fazer algo, você vai lá e faz. E faz muito bem feito. No começo pode ser duro, porque talvez você não esteja acostumado a fazer isso.
Com esse tipo de comprometimento, você vai ter como retorno reconhecimento. Do seu chefe, dos seus pares, das pessoas que estão ao seu redor. Você vai ter como retorno a felicidade dos seus filhos. Um bom desempenho físico, emagrecimento. Uma melhor produtividade. Um maior bem-estar. Uma maior felicidade do seu cônjuge.
E quando esses retornos começam a aparecer, eles por si só já vão ser a motivação, para você continuar fazendo isso, dando 100% de todo seu esforço.