Você ganha dinheiro quando gera valor

Você ganha dinheiro quando gera valor

Essa frase pode parecer um pouco confusa em um primeiro momento, mas é bem simples de entender.

Como todo mundo sabe, dinheiro não dá em árvore. Por isso, eu acho até que o termo “ganhar dinheiro” é um pouco irresponsável e inadequado. Isso porque ninguém “ganha” dinheiro (a não ser que seja um presente, uma mesada dos pais ou algo do tipo). Dinheiro se conquista!

Depois de trabalhar um mês inteiro para receber o seu salário, depois de ralar tanto, acordar cedo e dar duro na sua profissão, você ainda tem coragem de dizer que “ganhou dinheiro”?

Você mereceu o seu salário, você batalhou por ele, você o conquistou!

Por isso que “ganhar dinheiro” é um termo irresponsável. Porque faz parecer fácil. É como se simplesmente bastasse pedir para alguém. E nós sabemos que não é assim, certo?

Você sabe o que é gerar valor?

gerar valor

Agora que está claro que ninguém “ganha” dinheiro, vamos ao que realmente interessa: gerar valor.

É gerando valor que se é remunerado. Quanto mais valor você gera, mais dinheiro você conquista.

E gerar valor, pessoal, nada mais é do que suprir uma demanda do mercado. É oferecer algo que as pessoas estejam precisando, ou algo que as pessoas querem.

Você gera valor quando realiza seu trabalho. Por exemplo:

  • se você é um vendedor, você gera valor vendendo os produtos da empresa;
  • se você é um motorista, você gera valor transportando cargas e pessoas;
  • se você é um porteiro, você gera valor quando controla a entrada e saída de pessoas;
  • se você é um analista, você gera valor quando analisa e resolve problemas;
  • se você é supervisor, você gera valor quando supervisiona seus subordinados e garante resultados.

Em todas essas situações, você está realizando um trabalho que gera valor.

E agora que vem o segredo: quanto mais valor você gera, mais dinheiro você consegue!

As pessoas ricas são aquelas que conseguem gerar mais valor que as outras.

Para ser mais claro, aqui vai um exemplo:

Imagine um porteiro. Imagine as atividades que ele deve desempenhar para ser considerando um bom porteiro. Alucinando um pouco, consigo pensar nas seguintes: controlar a entrada e saída de visitantes e moradores, recepcionar e orientar convidados, receber e direcionar encomendas. Essas são apenas algumas que me vieram à mente.

Agora me responda, com sinceridade: quantas pessoas você conhece que, com um pouco de esforço e treinamento, poderiam desempenhar essa atividade? Ou melhor, quantas pessoas você conhece que, caso fosse necessário, poderiam substituir um porteiro durante algumas horas?

Perceba, o trabalho de um porteiro não requer tanta capacitação. As atividades que ele desempenha podem ser aprendidas rapidamente por uma pessoa comum. Ou seja, o trabalho que ele realiza é importante, sem dúvidas; porém, não gera tanto valor.

Agora, imagine todo esse cenário que descrevi trocando a figura de um porteiro por um médico, ou um piloto de avião, ou o presidente de uma grande empresa.

A quantidade e qualidade de conhecimento que essas pessoas possuem, e o nível de dificuldade das atividades que elas desempenham é totalmente diferente. Não são coisas que você possa aprender rapidamente. Pelo contrário, demoram anos e anos de prática e estudo!

Pense também no resultado final do trabalho delas. O médico trata doenças e salva vidas, o piloto transporta pessoas pelos ares por milhares de quilômetros, o presidente gerencia milhares de pessoas e gera lucro. É um nível completamente diferente.

Como gerar mais valor?

como gerar valor

Após ler os parágrafos anteriores, acredito que você já tenha uma noção da resposta para essa pergunta.

A minha resposta é simples. Você pode gerar valor de duas formas:

Atendendo a necessidade de mais pessoas

ou

Atendendo de maneira mais efetiva a necessidade das pessoas

Para explicar melhor, em termos práticos e novamente utilizando de exemplos:

Você pode ser um porteiro incrível que gerencia duas portarias ao mesmo tempo; ou um porteiro incrível que cuida de uma portaria só, porém dando tratamento especial e personalizado a todos os moradores e visitantes, sendo um profissional extremamente competente, elogiado e querido por todos.

Detalhe que, nas duas situações, nós estamos falando de porteiros fora de série, de funcionários incríveis. Ou seja, aqueles profissionais desejados pelas empresas, aqueles que todos desejam ter como parceiros de trabalho.

Esses caras gerando mais valor que porteiros comuns. E, por isso, são melhor remunerados.

E isso, pessoal, se aplica a qualquer atividade e profissão. Se você é melhor que os outros, você tem a possibilidade real de ser melhor remunerado.

Conclusão

Eu realmente espero que você tenha entendido o significado de gerar valor e que isso faça diferença na sua vida.

Em resumo, gerar valor é desempenhar mais e/ou melhor um conjunto de atividades, atendendo às necessidades do mercado. E como fazer isso? Se capacitando mais, aprendendo novas habilidades, atendendo novas demandas de mercado. É essa a importância de estar sempre estudando. Você aprende mais e agrega mais valor.

Por fim, se você realmente entendeu o significado de gerar valor, me responda:

Por que o Neymar “ganha” tanto dinheiro?

 

Vídeo recomendado:

Deixe uma resposta